Ao**** Posted January 5 Posted January 5 Não é à toa que amar é um verbo. Amar é agir pautado pelo amor. Se quando a gente observa a ação de outra pessoa a gente consegue dizer se atitude dela foi ou não uma atitude de amor, podemos fazer o mesmo questionamento em relação às nossas atitudes. E se a gente avalia a ação do outro sem sentir os sentimentos dele, a gente tb não precisa sentir avaliar e pautar nossas ações no amor. Você não precisa sentir o amor pra amar, e tem muita gente por aí que sente amor e mesmo assim não ama.
Ka**** Posted January 7 Posted January 7 Gostaria de sugerir um livro para uma melhor compreensão desse tema: A Arte de Amar, de Erich Fromm. Sem spoilers, apenas recomendo a leitura e depois cada um tira suas conclusões.
Li**** Posted October 20 Posted October 20 Achei um texto muito interessante 😊 Um exercício rápido de pensamento sobre essa última parte, só por diversão 🤭 Se você consegue avaliar a ação do outro sem sentir os sentimentos dessa pessoa, talvez você esteja usando seus próprios sentimentos como referência de maneira indireta. Quem sabe a ação de amar se pauta em amores diferentes para pessoas diferentes? Amar é algo praticado de forma única e linear? Fica lançada a brincadeira 🌱
Ao**** Posted October 20 Author Posted October 20 1 hour ago, LittleAurora said: Achei um texto muito interessante 😊 Um exercício rápido de pensamento sobre essa última parte, só por diversão 🤭 Se você consegue avaliar a ação do outro sem sentir os sentimentos dessa pessoa, talvez você esteja usando seus próprios sentimentos como referência de maneira indireta. Quem sabe a ação de amar se pauta em amores diferentes para pessoas diferentes? Amar é algo praticado de forma única e linear? Fica lançada a brincadeira 🌱 Se entendi bem, vc tá trazendo a ideia de que a gente sempre usa a emoção na avaliação da ação, é isso? Eu acho que, pelo menos teoricamente, há ações objetivamente boas e outras objetivamente ruins. Embora na maioria das vezes existam incógnitas demais pra gente bater o martelo pra um lado ou pro outro. E em outras situações não haja bom e ruim ou melhor e pior sem levar em consideração o ponto de vista. Como é o caso do problema do trem, em que a pessoa precisa escolher entre desviar um trem, matando uma pessoa, ou não fazer nada e deixá-lo matar 5.
Li**** Posted October 21 Posted October 21 7 hours ago, AokiOtosan said: Se entendi bem, vc tá trazendo a ideia de que a gente sempre usa a emoção na avaliação da ação, é isso? Eu acho que, pelo menos teoricamente, há ações objetivamente boas e outras objetivamente ruins. Embora na maioria das vezes existam incógnitas demais pra gente bater o martelo pra um lado ou pro outro. E em outras situações não haja bom e ruim ou melhor e pior sem levar em consideração o ponto de vista. Como é o caso do problema do trem, em que a pessoa precisa escolher entre desviar um trem, matando uma pessoa, ou não fazer nada e deixá-lo matar 5. Mais ou menos, o que eu quis propor é que, se a gente partir da ideia de que amar é uma ação pautada no amor, então eu acho importante a gente definir o que é o amor antes de afirmar que podemos dizer se a atitude de outrem foi ou não uma atitude de amor 🐱 Será que na hora de fazer esse questionamento, também não nos cabe questionar se existem diferentes formas de amor também? Porque talvez, se dissermos que alguém amou sem amar, há a possibilidade de que aquilo que nós julgamos como pautado no amor não tenha a mesma definição de pautado no amor pra outra pessoa, e podemos acabar limitando a nossa visão de amor pra'quilo que só nós entendemos 🌱 Sei lá, uma reflexãozinha aleatória pra descontrair nesse final de semana, seu texto me motivou hehe 😊
Recommended Posts